quinta-feira, 10 de junho de 2010

Você tem?

A palavra CARÁTER é constantemente utilizada quando vem acompanhada do adjetivo MAU. Raramente é citada ao lado do BOM. Isso porque é o tipo de coisa complexa de se definir e dá um peso do caralho quando encaixada em uma frase.

Qualificações à parte, o significado de caráter pode ser mais simples. Ou você tem ou não tem. Mas o que distingue um do outro?

Aprendi que todos erramos. Todos nós fazemos uma merda grande uma hora na vida. Ou duas, ou trës... E é aí que o caráter entra. Ou sai.

Toda a explicação está no depois. Quando uma pessoa de caráter comete um erro, logo em seguida ela sente o drama. Arrepende-se, tenta consertar, voltar atrás, pede desculpas, fica mal nem que seja em silêncio... Já os seres desprovidos dessa qualidade simplesmente ignoram. Um pequeno deslize ou uma tremenda sacanagem que eles fazem têm o mesmo valor: nenhum. Para eles, foda-se. Muitos nem consideram um erro propriamente dito.

Quem tem caráter percebe e aprende as lições que vêm de brinde junto das mancadas. Analisa, pensa, pondera, reflete e toma todo o cuidado do mundo para não repetir, por mais difícil que muitas vezes possa parecer. O caráter é meio que um instinto natural. Acho que está no DNA. É a mesma reação que os ratinhos de laboratório têm quando submetidos a um choque. Depois de tanto sofrer, em um dado momento a memória é acionada e ele começa a evitar pegar o queijo maldosamente posicionado.

É uma pena termos tantos queijos e tão poucos ratinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário