sábado, 20 de novembro de 2010

Te quiero, Barcelona!


"Porque es tan fuerte
que sólo podré vivirte
en la distancia y escribirte
una canción.
Te quiero, Barcelona..."


Há pouco mais de 12 anos eu me apaixonei à primeira vista por essa cidade. Na época não sabia explicar o porquê. Era como paixão mesmo, que não se explica e não se entende. A única coisa que tinha em mente quando voltei era que queria aprender espanhol e um dia voltar para estudar, morar ou simplesmente visitar.

Mesmo com o espanhol aprendido não deu para realizar exatamente todos os meus desejos devido às circunstâncias dessa vida de meu Deus. Mas eu nunca tirei da cabeça que ainda voltaria a Barcelona para tentar entender o motivo de tanto amor.

Finalmente eu voltei e entendi tudo. Em Barcelona eu me sinto em casa. É praia, calçadão, clima de férias, sol, pessoas atenciosas, alegres, falantes... Depois de arranhar no inglês em três cidades seguidas, ouvir gente falando espanhol foi música para os meus ouvidos. E foi ótimo poder exercitar e ver que eu ainda lembro de muita coisa e me viro fácil.

Barcelona não é linda apenas por suas belezas naturais. Antoni Gaudí fez da cidade um verdadeiro museu ao céu aberto. La Pedrera, Sagrada Família, Parc Guell, Casa Batlló e tantas obras belíssimas que chamam a atenção até dos mais leigos. Em lugar nenhum no mundo se vê uma arquitetura tão peculiar como na capital catalã. Tudo isso sem falar na paella, nas tapas e nas jarras de sangria bem gelada e na movimentação diária das Ramblas. É gente de todo canto do planeta, todas as cores, culturas e loucuras, artistas de rua, restaurantes, bares, bancas e lojinhas. Lindo de viver!

Diferente da outra vez em que estive lá, agora pude acompanhar mais do cotidiano de Barcelona, passando por escolas, universidades, praças, paradas de "autobus".... Só fiquei ainda mais apaixonada.

A cultura espanhola como um todo me encanta. O cinema, a música, a grandiosidade e o simbolismo da dança flamenca, a culinária.... Toda a Espanha é fantástica, mas Barcelona é meu xodó e eu divido ele com vocês.

Fato marcante: eu estive em Barcelona e isso já é marcante demais pra mim.

Um comentário: