terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aprecie com moderação?

Vi um diálogo em um filme esses dias que questionava o seguinte: se nós gastarmos muito o amor ele acaba mais rápido? Ok, pode parecer confuso, mas pensemos como uma metáfora, tá?

Se levarmos em conta que o amor pode ser usado e explorado demais como uma bolsa ou um sapato velho, vai chegar o momento em que ele vai ficar feio e não vai mais servir nem pra ir na esquina. Quando eu falo de usar muito é exagerar na dose. São aqueles amores melosos, dramáticos e passionais em que um ou os dois se entregam de um jeito que começam a meter os pés pelas mãos. A pessoa fica ridícula, ciumenta, dramática e grudenta.

Essa teoria meio shakespeariana de se entregar de corpo e alma a um sentimento tão bonito pode acabar mais rápido com ele? O amor é perecível? Ou será que é preciso vivê-lo em doses homeopáticas? E se for, é mesmo possível?

É claro que tudo precisa de um limite. Até o limite precisa de limite, pois também é necessário se entregar um pouco, extravasar e apenas sentir sem racionalizar. Não somos máquinas. Porém, entregar-se cegamente e ultrapassar esse limite simplesmente porque ama demais e foda-se, não sei se é o caminho. Nesse exato momento, muitos poetas românticos se reviram no túmulo. Vinícius deve estar me amaldiçoando, eu sei...

Enfim, posso estar viajando, mas depois que assisti o tal filme comecei a ver todo um sentido nisso. Tomara que eu esteja errada, né? Ou não?

3 comentários:

  1. Não acho!
    Tudo demais ,enjoa!
    as pessoas são ÚNICAS e ,mesmo amando, precisam de sua individualidade preservada. Todo mundo precisa de um momento só pra si.
    Narinha

    ResponderExcluir
  2. Não é amar demais que torna o amor perecível, é amar errado que torna o amor perecível. O amor bem construído não perece.

    Seu texto me lembrou de uma frase de uma letra de uma música dos Beatles que me traz frios na espinha em pensar que possa ter mesmo algum fundo de verdade: "And, in the end, the loves you take is equal the loves you make". Será mesmo a vida preparou um cálculo aritmético de amor pra todos nós? Rezo para que não...

    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Qual é o nome do filme que você assistiu?

    Interessante seu post, mas quero ver o filme também!

    ResponderExcluir