terça-feira, 4 de maio de 2010

Para poucos



Winston Churchill disse: "A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras."

Quando li essa frase há cerca de um mês, foi como se abrisse uma clareira em meio às trevas. Tudo ficou muito mais nítido. É realmente preciso o mínimo de coragem para peitar qualquer tipo de desafio e alcançar uma personalidade cada vez mais digna.

Se encararmos a vida como um eterno estágio, seremos capazes de aprender e evoluir todos os dias. A coragem é básica para tudo. Para assumir erros e consertá-los, refletir sobre as duras críticas às quais somos submetidos diariamente, lutar pelo que acreditamos, para pedir perdão, perdoar, recuperar o tempo perdido, recomeçar, amar, odiar, esquecer, aceitar...

Nada mais vergonhoso que fugir de um problema. Nada mais covarde que ver a tal pedra no caminho e recuar. Nada mais humilhante que fugir. É duro tomar decisões. Mais duro ainda é anunciá-las. É preciso uma coragem suprema para isso. Felizes aqueles que fecham os olhos, respiram fundo e se jogam. Que seguem o coração, mesmo entupido de medos e dúvidas.

Eu tenho um medo bem particular. O medo do novo. Seja um emprego novo, amigo novo, namorado novo, casa nova, carro novo... Sair da zona de conforto à qual estou acostumada me deixa apavorada. Mas sempre lembro como é fantástico olhar para trás e ver que eu subi mais um degrau. Sim, porque encarar o medo só nos leva para cima!

Às vezes, até um simples dia que começa dá receio, pois acordar também requer coragem. E ter que falar o que seu coração não diz nem a pau, mas que é necessário para sua saúde emocional então, é mais foda ainda! Na escola, por exemplo, eu sempre pedia para ser a primeira a apresentar o trabalho lá na frente, pois queria me livrar logo do sufoco.

Uma amiga me disse uma vez que pessoas que se suicidam têm muita coragem de fazer uma loucura dessas. Na verdade, elas são grandes covardes. Sempre que um novo obstáculo surge à sua frente e você prefere se omitir, você está cometendo um pequeno suicídio. E como em todos esses casos, o "morto" acaba machucando quem não tem nada a ver com a história. Outra grande prova de covardia.

Lembro demais do Leão Covarde, do Mágico de Oz, que acompanha a Dorothy e sai em busca de coragem. Mal sabe ele o quanto foi corajoso de lutar pelo que precisava.

Você sabia que...
Apesar de o leão ser o rei da selva, é a leoa que sai para caçar e captura o alimento para os filhotes? Pois é.

3 comentários:

  1. Amiga, tu é o meu orgulho! Bjo!!

    ResponderExcluir
  2. Tenham certeza que a mais orgulhosa sou eu. Você é uma guerreira, pronta para lutar pelos seus sonhos e alcançar o maior alvo, a felicidade, só você tem gerência sobre ela. Te amo. bjsssss

    ResponderExcluir