segunda-feira, 3 de maio de 2010

Do lado esquerdo do peito


Amigo é, sem dúvida, o bem mais precioso que a gente tem. Precioso porque é preciso manter, cuidar, preservar, guardar numa caixinha. Família também é muito importante, mas a gente não escolhe, aprende a amar desde pequeno e não tem jeito.

Quando você escolhe ser amigo ou aceita uma amizade, compromete-se em um acordo imaginário, e talvez inconsciente, de lealdade e companheirismo até o fim da vida. Não existe ex-amigo. A amizade é, graças a Deus, uma relação que não se acaba assim do nada sem dar explicações ou apenas porque um dos dois decidiu. Salve raras exceções, amigo de verdade nunca deixa de ser amigo.

Repare bem: a vida segue seu rumo, as relações amorosas vem e vão, mas os verdadeiros amigos estão lá no lugar que você sabe direitinho onde procurar. Amizades duram décadas. É um tempo que, raramente, nós damos conta. Eu, por exemplo, tenho uma amizade de mais de 20 anos, e olha que não tenho nem 30 de vida. É fantástico constatar como é bom estar cercada de pessoas que você conhece tão bem de um jeito que dá até para adivinhar pensamentos.

Os novos amigos também são uma delícia. Neste último mês eu ganhei alguns. Não muitos. Até porque meus amigos de verdade eu conto nos dedos. Amigos não fazem milagres por você, não resolvem seus problemas. Eles apenas seguram sua mão quando você está caindo ou para te dar confiança após uma decisão delicada. Amigo é aquele que não vai concordar com tudo o que você fala ou faz, mas que sabe alertar e criticar de forma sábia sem deixar você se sentindo a pior pessoa do mundo.

E os amigos que ressurgem das cinzas? Ou que você tinha e nem se dava conta? São anjos. Não importa se faz tempo que vocês não se falam, quando você precisa ele está lá na sua porta com o abraço mais gostoso e as palavras mais deliciosas de se ouvir. E por mais que o ditado "quem avisa amigo é" seja um fato, quando, mesmo assim, você insiste em alguma burrice e se lasca, o amigo de verdade não vai passar na sua cara depois. Ele vai te ajudar a sair do buraco do mesmo jeito.

Meus melhores amigos são homens. E são realmente os melhores. Mas nada se compara àquele papo mulherzinha que tenho com as amigas num lanche, num café, na mesa de um bar ou na casa de uma delas. Conversa de mulher é a oitava maravilha do mundo. A riqueza de detalhes, a solidariedade ao xingar alguém e a constatação de que nós passamos, exatamente, pelos mesmos perrengues é mágico. E se as amigas são de infância, nunca falta bagunça para recordar.

Há ainda os amigos de farra, que por mais inúteis que possam parecer, eles são essenciais. Nem que seja para te dar um abraço no meio de uma bebedeira e dizer que te ama. E é de coração. Afinal, o álcool entra e a verdade sai, não é? E quando eles te levam para todo e qualquer buraco só para você não ficar em casa chorando e te dão uma noitada inesquecível que na manhã seguinte você nem lembra mais por que estava triste?! =)

Ter amigos é uma riqueza. E como minha mãe diz, eu sou uma milionária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário