domingo, 9 de maio de 2010

"Minha estrelinha, raio de sol..."


Hoje é dia das mães. Um dia, pra mim, muito especial. Minha mãe não é só uma mulher ou uma mãe, mas a pessoa mais incrível que eu conheço. Ela parece que tem uma aura colorida e leve durante as 24 horas do dia. Em qualquer ambiente que ela chega, parece que entra uma luz e uma alegria fenomenais.

Minha mãe é uma guerreira e, de uns tempos pra cá, eu tenho tido a felicidade de me tocar que me pareço com ela nesse aspecto. É a melhor, de inúmeras qualidades que ela tem, que eu podia herdar. E parece que ela me passa isso por osmose, sabe? No abraço gostoso e cheiroso, no beijo e no carinho que ela me faz desde que eu sou um bebê. Até hoje ela me embala pra dormir quando preciso. Até hoje, se eu quiser, ela balança meu bumbum e canta pra mim até eu pegar no sono. Pode parecer infantil, mas eu não me importo mesmo. Eu tenho é muita sorte!

Talvez seja por isso que eu não me sinto com a idade que tenho. A relação com a minha mãe é tão próxima e tão dependente que ainda me vejo como uma criança e morro de medo de crescer. Minha mãe parece ser inatingível. Apesar de saber que não é bem assim, eu vejo nela um prazer de viver e uma dedicação em manter a paz na nossa casa que são impressionantes. Ela sabe de tudo. Sabe como viver e como lidar com qualquer pessoa ou situação. Não tem quem não goste dela.

É humana e de um coração de dar inveja à Madre Tereza de Calcutá. Não tem preconceitos, inveja, despeito... Sabe muito bem o que importa nessa vida e sempre deu, a mim e aos meus irmãos, uma educação impecável. A gente acaba sendo assim só por se espelhar nela. Só pelos exemplos que ela dá. A gente quer ser igual a ela, sabe? E aí acaba fazendo tudo certinho. É algo meio que inconsciente.

Agora ela deu pra ler meu blog. E fica toda besta. Nem entendo muito por que. Mas tudo que eu faço, até hoje, ela acha lindo. Vai me ver dançar SEMPRE. Beija, abraça, dá parabéns e ainda sai espalhando para as amigas. Confesso que às vezes morro de vergonha, mas sei que a felicidade dela está nessas coisinhas. Está em me ver seguindo a vida com saúde, alegria e dignidade.

Fui ver o tamanho da importância da minha mãe 'depois de velha'. Quando eu era mais nova nós batíamos muito de frente. E adolescente é uma merda mesmo, né? Mas o melhor foi que nós duas amadurecemos nossa relação juntas. Ambas foram vendo o quanto uma precisa da outra, e criamos uma cumplicidade vital.

Há uma teoria da conspiração aí que diz que datas assim, como dia das mães, dos pais, dos namorados etc., são puramente comerciais. Pode até ser, mas eu acredito que sejam necessárias para, pelo menos uma vezinha, as pessoas darem valor e fazerem algo especialmente dedicado a quem merece. E a minha mãe é, sem dúvida, merecedora de 365 dias especiais por ano.

2 comentários:

  1. Amiga, linda homenagem... A minha mamis tb é TUDO na minha vida! E adolescente é uma merda mesmo. Depois que amadurecemos é que damos o verdadeiro valor a esse imenso amor das nossas mãezinhas. Bjo

    ResponderExcluir
  2. A bomboniere de chocolate com licor de cereja da Cacau Show adoçou minha boca mas esse texto acariciou meu coração. Obrigada, minha guerreira. Te amo. bjsssss

    ResponderExcluir