quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Porão do Coração 2

O filme de onde tirei a cena de hoje é um marco na minha vida. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi tema da minha monografia na faculdade de Jornalismo. Enquanto todo mundo escrevia sobre telejornais, jornais impressos e revistas, eu pirei e decidi comparar esse belíssimo filme francês aos contos de fadas e ainda puxando pro lado da Semiótica. Como disse um dos componentes da minha banca, eu fui ousada. Sim, colega. Meu sobrenome é OUSADIA.

Amélie é uma menina/mulher peculiar, sonhadora, de poucas palavras e com um coração imenso. Tem o sorriso doce, o olhar marcante e uma timidez depressiva, mas sabe como ninguém desfrutar dos pequenos prazeres da vida. Bem pequenos mesmo.

Eu juro como já estava desistindo de postar o filme, pois não conseguia escolher uma única cena. Todas são lindas e inesquecíveis. Acabei decidindo por essa, pois é bem romântica, bem happy end e ainda tem esse fundo musical fofo que mais parece uma caixinha de música. Vai me dizer que não lembra um conto de fadas? Para piorar, há ainda uma mistura de cores vivas, movimentos de câmera audaciosos e diálogos metafóricos. Quem quiser conferir a trilha, baixe sem medo. O nome do compositor é Yann Tiersen e ele é sensacional.

Na época em que comecei a estudar sobre Amélie, tive que comprar o DVD. Anos depois, uma amiga que nem sabia da minha monografia me deu o filme de presente de aniversário alegando ter achado a personagem a minha cara. Agora eu tenho dois e um está lacradíssimo. Por que Amélie é a minha cara eu ainda não descobri, mas que ela dá belas lições, ela dá.



Existe fotografia mais LINDA que essa? Não mesmo!

Um comentário:

  1. Acho que seria bem interessante se a monografia fosse publicada por aqui. Vou continuar enchendo tua paciência, já que adoro esse filme e fiquei super curiosa em ler sobre o assunto em um viés acadêmico. Muito ousada você ;) Beijos!

    ResponderExcluir