sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mudanças

Se você me perguntar se eu acho que as pessoas são capazes de mudar, minha resposta é não. Eu acredito, na verdade, que nós somos capazes de melhorar. Mudança é um conceito muito amplo e subjetivo para começo de conversa e, em muitos casos, a gente só pensa nele quando deseja que alguém mude ou quando nos cobram uma mudança.

Creio que cada um de nós possui uma essência imutável. Um caráter mesmo que nasceu com a gente e foi lapidado pelo meio. Ele está ali apenas se adaptando às situações e às fases da vida. Obviamente, você não é o mesmo que era quando criança. Mas maturidade é diferente de mudança.

No fundo no fundo, muita gente gostaria de acreditar que o ser humano é sim capaz de mudar seu temperamento, suas atitudes, suas reações, seus instintos e seus impulsos. Eu sou uma. Pena que não é bem assim. Não sou psicóloga e nem quero dar uma de, mas acho que fortes experiências têm o poder de modelar uma personalidade. Aquela história de tratamento de choque, sabe? Tem gente que só toma jeito na marra.

Eu já "mudei" muito. Já tomei muito na cara e ainda tomo até hoje. As mulheres são bem piores nesse aspecto, pois são teimosas, muitas possuem um temperamento forte e ainda carregam aquela obrigação inconsciente de estar sempre se impondo em tudo. Nas relações essa questão é ainda mais complicada, pois exige pequenas mudanças constantes e em todos os níveis. Você acaba tendo que ser um pouco diferente de acordo com a situação. E isso é saudável até um certo ponto, claro.

O ser humano não muda, ele aprende a viver.

Um comentário:

  1. A mulher casa achando que o homem vai mudar, e o homem casa achando que a mulher não vai mudar :)

    ResponderExcluir