quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Just do it

Eu cresci ouvindo minha mãe dizer: "quando a pessoa quer de verdade ela faz por onde". Pirei com isso a infância e a adolescência inteiras. Sofri horrores quando algumas pessoas não faziam o que eu esperava e, dessa forma, comecei a duvidar do sentimento de todo mundo. A bola de neve só ia aumentando enquanto nascia em mim uma insegurança gigante e uma autoestima cada vez mais baixa.

Só hoje eu aprendi que as coisas não são bem assim. Eu mesma não sou. Sou cheia de vontades, sonhos e desejos e quase nunca levanto a bunda da cadeira pra correr atrás de realizá-los. Sim, eu sou acomodada e isso me incomoda pra caramba. Eu gostaria muito de dizer que sou determinada e persistente, mas nem sempre consigo. Portanto, também não tenho o direito de cobrar essas qualidades de mais ninguém. Querer não é poder. Há uma série de pequenos detalhes entre um verbo e outro que podem complicar tudo. O ser humano é complexo demais para definirmos essa verdade como absoluta.

Mesmo querendo enfiar isso na cabeça, a voz da minha mãe ainda martela de vez em quando e no volume máximo. O que ninguém lembra é que pensar desse jeito também é uma forma de comodidade. Jogar a responsabilidade para cima do outro afirmando que se ele quer mesmo ele vai se esforçar já nos coloca como passivos. E acaba que ninguém faz nada. Viu como é complexo? Esse foi só um exemplo. Só um dos vários detalhes que separam o querer do poder. Ainda posso citar o medo, o orgulho, o simples fato de não saber como agir etc.

Sonhar todo mundo sonha. Querer todo mundo sempre quer algo. Porém, atitude é uma virtude de poucos. Eu admiro muito pessoas de atitude e quero ser uma. Não porque me isenta da responsabilidade de também agir, mas porque eu acho que quando se luta de verdade a vitória sempre é mais gostosa.

3 comentários:

  1. Manu,

    A melhor parte é:

    "Sonhar todo mundo sonha. Querer todo mundo sempre quer algo. Porém, atitude é uma virtude de poucos. Eu admiro muito pessoas de atitude e quero ser uma. Não porque me isenta da responsabilidade de também agir, mas porque eu acho que quando se luta de verdade a vitória sempre é mais gostosa. "

    Esses teus post são sacanagem, eu nem vou mais escrever no meu blog. rs

    Pepé, se liga quem é?

    ResponderExcluir
  2. claro que eu sei quem eh, neh Pepe? eu nao lhe esqueço nunca mais!
    =***

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post... é bom pra gnt se inspirar tb né?! ;)

    Beijão Manuu! E sou fã aqui do teu blog... sempre que dá, dou uma passada por aqui. =**

    ResponderExcluir