sexta-feira, 27 de julho de 2012

Davi, meu pequeno amado...

(texto escrito em 22 de janeiro de 2012)


Hoje você faz 2 meses de vida. Talvez quando você puder ler essa carta sozinho, ache que 2 meses é muito pouco. Mas não é não. Em 2 meses, uma pessoinha tão pequena pode mudar a vida de um monte de gente. E você mudou, meu príncipe. Mudou demais.

Seu nascimento foi um data marcante na minha vida. Foi uma terça-feira que parecia uma outra qualquer, mas não era. Na verdade, uma semana antes eu já estava ansiosa pela sua chegada, contando as horas pra ver seu rostinho. Você não imagina como foi esperado. A sua mãe engravidou sem querer e não estava num momento fácil, mas a notícia de que você viria deu a ela um novo fôlego para levantar a cabeça e seguir em frente. Todos aqueles problemas e sofrimentos que ela viveu começaram a parecer tão pequenos... Porque agora alguém estava crescendo cheio de vontade de ganhar o mundo e mostrar pra todos que era, sim, desejado e muito AMADO.

Conheço sua mãe desde que ela tinha 6 anos e nunca a vi tão linda como quando estava grávida de você. Eu já sabia que ela era forte, mas confesso que ela me surpreendeu. Nunca vou esquecer do dia em que ela me ligou chorando, desesperada e perdida sem saber o que fazer sozinha. Fiquei ao lado dela o quanto pude e um tempo depois quando soubemos da sua vinda, fiz questão de acompanhar tudo, pois acabei me sentindo um pouco responsável por vocês dois. Davi, eu tomei todas as dores da sua mãe pra mim. É, eu tenho esse problema... Por diversas vezes me peguei chorando sem entender o motivo de tanta reviravolta na vida dela, porque, Davi, se tem uma pessoa que não merecia tudo aquilo, essa pessoa era sua mãe. Mas ninguém está imune a nada e isso serviu para me deixar sempre alerta e, óbvio, estar ainda mais presente na vida dela. E como eu costumo dizer, meu príncipe, tudo tem uma lógica. Você tinha que nascer nesse contexto. Talvez pra me ajudar a cuidar da sua mãe e a fazê-la feliz como ela merece ser. E só um filho mesmo para conseguir trazer essa felicidade à vida de alguém com plenitude.

Mas voltando ao seu nascimento, eu passei o dia 22 de novembro de 2011 trabalhando muito, pra variar, mas consegui uma brechinha para sair 10 minutos mais cedo e ainda ver sua mãe com você na barriga pela última vez, tranquilizá-la e desejar toda a sorte do mundo na sua chegada. Tranquilizá-la nem precisou. Como sempre, ela estava segura e forte. Ela se preparou tanto para te receber, Davi. Leu todos os livros e fez todos os cursos que você pode imaginar! Cheguei ao quarto em que estavam ela, seus tios, seus avós, a tia Natália, tia Marília e tia Camila. Sua mãe já estava trocando de roupa, mas quando cheguei, voltou para tirarmos a última foto com você na
barriga. Ela estava linda. Toda maquiada e de escova para te receber.

Enquanto ela estava calma, eu estava uma pilha de nervos, mas não podia demonstrar. Quando ela finalmente foi para a sala de parto, eu fui com ela até onde pude e disse bem alto no meio do hospital: "Vai dar tudo certo!" Até um carão eu levei por causa do grito! Eu disse aquilo com um nó na garganta, Davi, que até me surpreendi.

A ansiedade era muito grande. Eu estava tão nervosa que cheguei a me perguntar se aguentaria aquilo tudo quando fosse minha vez. Mas depois, nesses dois meses, você só tem me dado ainda mais certeza de que quero ser mãe.

Sua mãe passou tanto tempo naquela sala de cirurgia, que começou a me dar uma vontade danada de fazer xixi, mas eu fiquei com medo de ir ao banheiro e perder sua chegada nos braços da tia Kaká. Fiquei lá me controlando com a máquina fotográfica e o celular na mão para registrar seu nascimento pra todo mundo no Facebook, que sua mãe já tinha me autorizado. Heheheh.. Estava em frente à porta do centro cirúrgico, atenta para todo e qualquer movimento. Sempre que saía alguém, o coração batia forte. Quando finalmente a Vaneska saiu com você nos braços, fui eu que avisei pra todos: "Chegou, gente!" Foi uma correria, Davi! Você apareceu todo empacotadinho, só com o rosto de fora. Seus olhos estavam tão vivos e inquietos. Você não sabia pra onde olhar. A primeira coisa que chamou nossa atenção foi a semelhança com sua mãe. Os olhos puxadinhos e a boca em formato de coração. Você estava lindo. E nós muito mais completos.

Só tinha uma bebê no berçário. Ela estava quietinha dormindo. Lembro até o nome dela: Catarina. Quando você entrou, Davi, e foram te pesar, você abriu o berreiro tão alto que a neném se assustou e acordou. A gente do lado de fora querendo ver seu peso e você agarrou a mãozinha na balança. Foi muito fofo e engraçadíssimo! Mesmo depois da pesagem, continuou o chororô por um tempo, até que você se acalmou. Sua mãe passou na maca a caminho do quarto, ainda linda e morrendo de frio por causa da anestesia. Ela não podia falar, mas era fácil ver a felicidade no olhar e no sorriso dela. Brindamos à sua chegada com licor (chique, né?), e fomos ver a enfermeira dar seu primeiro banho. Chamam de "banho de gato" porque é feito com um paninho molhado. Eu pensei que a moça ia só passar o paninho em você, mas não! Ela encharcava o pano e espremia na sua cabeça para a água derramar no resto do seu corpo. Você chorava tanto que dava dó. Tremia-se todo, mas eu não pude resistir e tirei um monte de fotos.

Na volta ao quarto onde sua mãe estava, fiquei ao lado dela, passando a mão nos seus cabelos e perguntei: "Tá feliz?", e ela respondeu que sim com a cabeça. Aquilo pra mim já bastou. Senti como se tivesse cumprido minha missão. Mas que nada... Ela estava apenas começando. Dali em diante só cresceu ainda mais o meu amor e minha responsabilidade por vocês dois.

Conte sempre com sua tia Manu aqui. Para brincar, fazer bagunça, para dar bronca, para aconselhar, pra ajudar no que eu puder e no que eu não puder também. Sua vida será linda, pois tenha certeza: você é AMADO demais.

4 comentários:

  1. Que lindo Manu, ate chorei...

    xx

    Marina Liv

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, Manu. É tudo a mais pura verdade. Davi, vc é sim muito amado e tem uma mãe fantástica!!!=)

    ResponderExcluir
  3. Amiga linda e amada, eu estou aqui chorando, mas, é um choro de alegria, de muita felicidade de ter voce ao meu lado. parece que quando a gente passa por uma turbulencia nos fortalecemos e os lacos se estreitam ainda mais. sempre amei vc e vc sempre fez parte da minha historia. contudo, depois de toda essa tormenta nos aproximamos mais ainda. parece que a dor propicia a aproximacao. te amo muito. estou na torcida pela Maria Eduarda vir logo e aproveitarmos a infancia dos nossos filhos juntas. te amo muito!!! Veruska Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Que texto mais lindo, Manu. Fiquei encantada com tudo e realmente é possível perceber o quanto o Davi é amado!
    Lembro da Veruska grávida e da forma linda que ela falava do filhote ainda na barriga, os olhos sempre brilhavam! E pelos visto não só os dela, mas de muita titia por aí né.. hehe Só desejo suceso, sucesso e muiito sucesso para os três, pois tenho a certeza que muitos momentos de alegria ainda serão compartilhados por vocês!

    ResponderExcluir