terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Click!


Eu odeio fins. Odeio com toda a minha força. Mas a cada dia eu aprendo um pouquinho mais a lidar com eles, mesmo tendo consciência de que nunca vou me acostumar 100%. E por saber que tudo é finito, adquiri o hábito de "fotografar" alguns momentos. Aqueles raros que a gente sabe que não se repetirão nunca mais. E se não sabe, sente que é uma beleza. Alguns podem não significar um fim, e sim um começo, mas são tão especiais que merecem ser lembrados por toda a vida. E afinal, nada se repete. Tudo acaba para recomeçar de outra forma.

Eu costumo olhar fixamente todos os detalhes de cenas importantes a fim de registrá-los no consciente e nunca mais esquecer. Tento decorar as imagens, os rostos, o cheiro, o sabor... E só há uma forma de conseguir: sentindo. Vivendo com força, entende?

O primeiro e último beijo em alguém que mora muito longe e que você sabe que não verá mais; a emoção da sua entrada de véu e grinalda no dia do seu sonhado casamento; o rostinho do seu filho na primeira vez que vocês se viram ainda na sala de parto; a intensidade do abraço de um amigo que vai embora; o contexto da primeira vez que você encontrou o amor da sua vida, a roupa que vocês usavam, o que cada um falou, quem estava perto; a textura do braço gostoso da sua bisavó; a cor do mar da sua cidade preferida...

Quisera eu conseguir sempre fazer esses registros. A vida é tão conturbada que as cenas mais lindas muitas vezes passam sem a gente se tocar. Eu tenho a mania de querer lembrar a fala exata de algumas pessoas para não esquecer o que elas sentem. Raramente consigo. Sempre falta um detalhe importante ou então a bagunça do tempo faz tudo ficar embaralhado.

A vida é um eterno recomeço. Todo segundo é um começo e todo próximo segundo é um fim. É preciso apenas entender o que merece ser registrado. Câmeras a postos?

2 comentários:

  1. "Eu odeio fins", assim que li isso lembrei logo do que eu costumo sempre falar, o ser humano é inerte. Ele odeia tudo que representa mudança, principalmente a mudança nao esperada/planejada. Na unidor, no bloco K, tem um quadro que diz "Se quiser conseguir inimigos, tente mudar algo" e isso confirma o que eu sempre pensei.

    Quanto a fotografica que é o titulo deste post, sim, adoro fotografar tambem, adoro guardar momentes e reve-los sempre, sou mto assim tambem. Ao relembrar a imagem daquele momente, vc relambra sim tudo que o aconteceu, cheiros, toques, sensacoes etc e isso me faz lembrar outro pensamento que é "felicidade é poder olhar pra tras e sorrir".

    Eu, particularmene, gosto de olhar as fotografias e reviver a felecidade daquele momento.

    ResponderExcluir
  2. Manu, fazia um tempinho que não vinha por aqui, mas adorei esse teu post. Me identifiquei demaaais. Te um filme que eu assiste que resume isso muito bem: "Na vida, cada final é um novo recomeço". :)

    E não pare de escrever. Vc realmente tem o dom.

    Beijoo

    ResponderExcluir